Páginas

sábado, 14 de abril de 2012

Eles são tu-do!

A história deles é um típico caso de “fracasso” que acabou dando muito certo. Mas será que é sensato falar de fracasso, quando estamos diante de um dos mais recentes fenômenos mundiais da indústria fonográfica e da música jovem? 

Formada pelos ingleses Harry Styles, Louis Tomlinson, Zayn Malik, Liam Payne e pelo irlandês Niall Horan, a boyband britânica One Direction (ou 1D, como também são chamados) é fruto da união de cinco talentos individuais que “não deram muito certo” em uma competição musical de TV, mas que juntos vêm mobilizando multidões de jovens com sua mistura de pop rock e rostinhos bonitos. Você pode até nunca ter ouvido (ou lido) sobre os rapazes até agora, mas, acredite, eles estão com tudo.

A história do grupo tem início no ano de 2010, com o desenrolar da sétima temporada do reality The X Factor, programa que se propõe a revelar novos talentos da música. Na ocasião, os cinco rapazes participaram da competição como candidatos independentes, mas nenhum deles conseguiu se classificar para a categoria que disputavam, a “boys”.

Por sugestão de um dos jurados do programa, os cinco resolveram se reunir no projeto de banda, qualificando-se na categoria de grupos. O resultado? O recém-formado quinteto terminou o programa em terceiro lugar, atrás de Rebecca Ferguson e do vencedor Matt Cardle. Mas, comparado ao sucesso que os esperaria no futuro, quem disse que o terceiro lugar teve sabor amargo?
 
Pós-The X Factor

Depois do programa, o 1D assinou contrato de gravação de 2 milhões de euros com a Syco Records, de propriedade do jurado Simon Cowell. Contrato assinado, foi tempo de investir nas músicas: em setembro do ano passado, o grupo lançou o primeiro single, What Makes You Beautiful, que alcançou o primeiro lugar das paradas de singles britânicas.

Dois meses depois foi a vez de Gotta Be You, segundo single, que dias depois veio acompanhado do álbum de estreia da banda, intitulado Up All Night. No mês passado, o One Direction foi destaque ao ganhar o prêmio de Melhor Single Britânico com What Makes You Beautiful na edição deste ano do Brit Awards, deixando para trás nomes como Adele e The Wanted.

Fenômeno mundial
“Devido à demanda esmagadora dos fãs, o disco de estreia (do 1D) será lançado uma semana antes”, informava o comunicado da Columbia Records sobre a “situação” nos EUA, demonstrando que o grupo também é um fenômeno do outro lado do oceano. O lançamento aconteceu na semana passada, dia 13, e atualmente o One Direction realiza turnê pelo país. Assim como os Beatles (e outros grupos) encontraram espaço no mercado norte-americano em décadas passadas, há quem brinque que o 1D vive sua própria British Invasion.

2013: Bem ali
Acredite se quiser: no site oficial do 1D, é possível saber dos shows agendados para a banda lááá em 2013, até abril, no Reino Unido. Com mais de um ano de diferença, dá para ter noção do quanto os rapazes estão requisitados.
No Brasil...
Por aqui, segundo a assessoria da Sony Music, o disco do One Direction tem previsão de lançamento para maio deste ano. Sobre a possibilidade de show, a resposta foi direta: não há qualquer previsão. Mas quem sabe eles não aparecem por aqui em um futuro não tão distante?
1D e Bieber juntos!
É isso mesmo. Em resposta a uma pergunta feita no Twitter sobre a possibilidade de o astro Justin Bieber e o 1D trabalharem juntos, o empresário do canadense, Scooter Braun, não fez cerimônias. “Muito possível. Justin gosta deles e acha que são caras legais. Todas as pessoas desta geração deveriam ajudar umas às outras”, escreveu. Enquanto uns poderiam considerar a concorrência entre cantor e banda, parece que Bieber viu nos britânicos mais um forte talento para tecer “aliança” no mundo pop. 

Niall Horan, 18 anos, irlandês
Horan é o único irlandês da banda e toca guitarra desde criança. Em entrevista, o loirinho afirmou que o instrumento foi “o melhor presente de Natal que já recebeu”. Segundo ele, seus pais perceberam sua qualidade vocal durante uma viagem de carro: enquanto cantava, seu tio achava que a música vinha do som desligado. Antes do The X Factor (2010), Horan chegou a se apresentar em sua cidade natal. 

Zayn Malik, 19 anos, inglês
De origem paquistanesa, Zayn Malik afirma que era uma criança bem hiperativa e, durante a escola, cantou em corais. Em 2010, sua audição no The X Factor não foi transmitida, mas foi mostrada depois do fim da temporada no programa The Xtra Factor. Malik tem quatro tatuagens: o nome de seu avô em árabe no peito; o símbolo Yin Yang em seu pulso esquerdo, um símbolo na altura do estômago e um símbolo da paz no braço direito. 
Liam Payne, 18 anos, inglês
Liam se descreve como um “garoto travesso” na época da escola e chegou a entrar para um time de cross-country. Intimidado no colégio, aos 12 anos ele iniciou aulas de boxe, procurando um meio de “se defender”. Apesar das marcas, o esporte deu a ele confiança. Payne fez audições para o The X Factor em 2008 e, por sugestão de Simon Cowell, voltou dois anos depois. 

Harry Styles, 18 anos, inglês
Apaixonado pelo canto desde criança, Harry começou a cantar no primário, tem Elvis Presley como uma de suas influências e chegou a cantar na banda White Eskimo anos mais tarde. Em sua audição para o The X Factor, cantou as músicas Isn’t She Lovely e, na fase do bootcamp, Stop Crying Your Heart Out. Atualmente, Harry divide residência com Louis, seu colega de banda. Seus gostos vão de The Beatles a Adele.

Louis Tomlinson, 20 anos, inglês
Antes de ser um membro do 1D, Louis teve aulas de atuação e chegou a trabalhar para a TV e em produções musicais. Segundo ele, o interesse em ser cantor veio aos 13 anos. Em 2010, na sétima temporada do The X Factor, Tomlinson cantou as músicas Hey There Delilah e, na fase do bootcamp, Make You Feel My Love. Dividindo residência com o colega de banda Harry Styles, os dois moram em North London.

1D na web
www.facebook.com/onedirectionmusic, com mais de 3,6 milhões de likes.
www.twitter.com/onedirection, com mais de 2,3 milhões de seguidores.

www.youtube.com/user/OneDirectionVEVO, com videoclipes, shows, entrevistas, diários de turnê, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário